ESPAÇO CATÁRTICO por Eline Deccache Maia


MAIS UM FIM DE ANO

 

Mais um final de ano! Sei que uma análise  crítica deste período cairia na discussão de ser esta uma data inventada para aquecer o comércio e que o significado primordial deste momento há muito se perdeu... Não vou enveredar por essa lógica, até porque as análises muito críticas podem ser muito chatas...

Adoro esta época do ano. O Natal para mim tem cheiro de encontro com a família e  pessoas queridas, mesmo quando esses encontros não acontecem da forma como foram idealizados, sempre tem o ano seguinte.

É neste momento que começo a articular encontros com amigos e amigas que não consegui ver durante o ano todo, até porque sempre tem o fim de ano! A agenda fica cheia. São almoços, jantares, encontros em cafés, conversas intermináveis porque os assuntos se acumularam e tudo é passado a limpo. O mês de dezembro acaba sendo um grande momento em que realizamos uma análise do que vivemos no ano que se finda, somando os projetos para o ano que virá.

Essas conversas vão sendo tecidas regadas por boas comidas, bons cafés, vinhos...este último é um grande companheiro porque vai ajudando a soltar ainda mais a língua. Não tenho dúvida de que estar com as pessoas é o que de melhor essa época nos proporciona, mas tem um outro aspecto que me parece muito interessante também. As longas conversas promovem um insight sobre nós mesmos. Ao falarmos e ao ouvirmos as opiniões e vivências, conseguimos compreender algumas coisas que na pressa de viver não paramos para analisar. É um click mental que a troca de idéias vai nos possibilitando.

Como gosto disso tudo! Como amo meus amigos e familiares! Natal e Ano Novo para mim tem esse significado. O do encontro com os outros e, como resultante, o encontro comigo mesma.

Feliz Natal e um excelente 2011 para todos e todas!!



Escrito por Deccache às 21h35
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Sudeste, RIO DE JANEIRO, Mulher
Histórico
Outros sites
  Blog do professor Lúcio
  Rede Nacional de Educação e Ciência
Votação
  Dê uma nota para meu blog